terça-feira, 20 de julho de 2010

O REGISTRO DIGITAL DA EXPERIÊNCIA

O REGISTRO DIGITAL DA EXPERIÊNCIA

atividade 2.7

PROFESSORAS: Maria Neide de Almeida
Nelma Lina de Almeida Castro
Rozeli Lima Cabral

TEMA DA AULA: Criação de um Blog

OBJETIVO: Despertar, no alunado, o interesse pela produção de textos a partir de pesquisas em um portal da Web, utilizando os recursos tecnológicos dentro da prática pedagógica.

PÚBLICO ATENDIDO: Grupo de Pré-adolescentes com idade entre 9 e 13 anos de idade oriundos das Comunidades: Vila União e Cohab

DURAÇÃO DAS ATIVIDADES: Quatro Horas/aulas

CONTEÚDO: o enfoque maior será a produção de texto em forma de redação e opinião crítica – o que levará este grupo a esmerar-se um pouco mais com a Língua Portuguesa, uma vez que farão muita leitura para deixar registrado seu comentário em cada nova postagem do Blog.

DESENVOLVIMENTO:
1ª aula
1º momento
• As três professoras se reuniram para elaborar, esquematizar e roteirizar a atividade.
• Feito isso houve a reunião com as crianças para combinar a atividade a ser desenvolvida.
2º momento
• Foi levado o grupo para um Websiber para um primeiro contato com a realidade virtual.
• Neste momento houve uma afinidade muito grande com a atividade proposta.
2ª aula
1º momento
• Partiu-se para a execução da atividade que foi a criação do Blog, ou seja: abertura e designer.
2º momento
• Registraram-se através da utilização da mídia fotográfica imagens de todos os momentos das atividades desenvolvidas.
3ª aula
1º momento
• Reuniram-se os alunos em duplas onde os mesmos alencaram os temas que gostariam que fizessem parte do conteúdo do Blog.
2º momento
• Foi realizado pelas professoras um crivo sobre a prioridade e relevância dos temas para se tornarem links do Blog.
4ª aula
• De posse dos temas, os alunos retornaram ao espaço tecnológico para navegar nos links que foram postados no Blog.
• Segue os hipertextos pesquisados:
http://www.compam.com.br/oquereciclagem.htm (meio ambiente)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Preconceito (preconceito)
http://www.santateresinha.com.br/ei/links.htm (educação infantil)
http://www.sitequente.com/frases/respeito.html (respeito ao próximo)

Muitas dessas crianças disseram que não tinham conhecimento de como funcionava um Blog e outras que já tinham ouvido falar e tinham muita curiosidade de conhecer o seu mecanismo.

RECURSOS UTILIZADOS NAS AULAS:
• Computadores com acesso à Internet banda larga;
• Folhas sulfite;
• Lápis grafite preto e canetas esferográficas;
• Máquina digital;
• Pen Drive e
• Celulares.

AVALIAÇÃO:
Esta atividade será avaliada mediante o interesse do grupo em acessar o blog e esta interação será medida através das postagens que os mesmos fizerem no referido site. Sendo que esta checagem será feita até o término da Ativ-2.8 do Módulo II.

RESULTADOS:
A princípio a intenção era apenas instruir o grupo a seguir os passos para se criar um Blog. Mas no decorrer das atividades foi tão gratificante o desenvolvimento do projeto que abrangemos as competências a serem desenvolvidas, como por exemplo, anexar linls de conteúdo educacional com temas sugeridos por eles, o que pode ser confirmado acessando o Blog essa turma é fera no espaço destinado a links onde pode ser acessado Direitos Humanos e o Meio Ambiente, DIREITO DA CRIANÇA, ALIENAÇÃO PARENTAL, Saiba como proteger seu filho enquanto navega na internet além de participar da enquete: Qual o seu candidato para Presidente da República?

CONCLUSÕES:
Com o desenvolvimento deste projeto aprendemos que os alunos estão sempre dispostos a aprender, mas a maneira como eles vão reagir e interagir com este aprender vai depender da maneira como nós professores apresentamos a eles o novo conhecimento e, também, se este novo conhecimento vem aliado com técnicas e recursos que falam a linguagem do aluno, como é o caso do Blog – onde uniu-se a Língua Portuguesa, a leitura, a produção de textos e crônica/crítica juntamente com a oportunidade de acessar a internet.

COMO INTEGRAR ESTA PRÁTICA NA ESCOLA:
Sugerir à direção da Escola e motivar os alunos a criar um Blog que represente o espírito da escola. Onde os alunos possam publicar os melhores trabalhos, fazer enquetes de interesse coletivo, eleger os melhores professores, os melhores alunos, as melhores matérias..., onde possam sugerir mudanças na rotina da escola participando com sugestões na reforma do espaço físico.
Claro que tudo deve ser feito sob o crivo de uma Comissão composta por professores, técnicos administrativos, alunos e pais, através de uma eleição.

Um comentário:

  1. Prezadas Professoras!
    Parabéns pela inciativa, com certeza, o Blog é uma das ferramentas excelente de divulgação da experiências que vocês estão adquirindo através do Curso Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC.
    Brilhante Idéia! Sucesso!
    Lucimeire/NTE/Dourados

    ResponderExcluir

Deixe aqui a sua impressão e volte sempre que quizer. Obrigada!