quarta-feira, 28 de julho de 2010

NELMA LINA DE ALMEIDA CASTRO

Quem sou como professor aprendiz?


Sou formada em Administração de Empresa, tenho duas especializações: uma em Metodologia do Ensino Superior e outra em Contabilidade Gerencial e até julho de 2010 defendo minha Tese de Mestrado em Ciências da Educação com o Título: "Um novo olhar sobre a evasão escolar: a inclusão digital é uma saída". Já lecionei em escolas do ensino fundamental e ensino médio com as disciplinas de Ciências, Ensino Religioso, Matemática, Física, Química, Biologia, Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Educação Artística. Neste momento da minha vida, gostei muito desta experiência, pois foi nestas atividades que pude compreender a minha vocação que é o de aprender para ensinar. Posteriormente me ingressei na docência do Ensino Superior, lecionando para os cursos de Administração, Ciências Contábeis e Análise de Sistema. Hoje estou novamente em um banco de sala de aula, estou cursando Psicologia na Universidade Federal da Grande Dourados/UFGD e, também, aqui com vocês nesta turma da TIC, espero poder aprender e trocar experiências. Afinal a vida é uma eterna aprendizagem.

Sou uma professora preocupada com o aprender, então deste muito cedo procurei leituras que me auxiliassem nesta nova empreitada, como por exemplo de Paulo Freire, juntamente com suas experiências no construir do saber, e lógico se a preocupação principal é o aluno sempre levei em conta a interação com este, buscando sempre ouvir o que ele tem a dizer e a acrescentar com suas idéias. Daí o planejamento de aula sempre foi flexível e nunca estático porque nesta busca os aspectos culturais e as mudanças comportamento em sala de aula foi sempre levado em conta como parte de um processo e nunca como um “a parte”. ESTA SOU EU.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui a sua impressão e volte sempre que quizer. Obrigada!